Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de junho de 2013

O NASCIMENTO DE MINERVA, FILHA DE JÚPITER

O NASCIMENTO DE MINERVA, FILHA DE JÚPITER
                  Apesar de ser um deus, Júpiter, às vezes, padecia de certas dores físicas, como qualquer mortal. Um dia acordou com fortes dores de cabeça e, como era muito impaciente, pensou: 
                  - Preciso acabar com essa dor; o melhor é abrir logo a minha cabeça para saber o que há lá dentro que me causa tanta dor. 
                  Imediatamente mandou chamar seu amigo Vulcano; era o deus mais feio do Olimpo; por ser ferreiro, estava sempre sujo de fumaça e carvão produzidos por sua forja, onde passava o dia inteiro a trabalhar. Todos os conheciam porque era o ferreiro do Olimpo. De suas prodigiosas mãos saiam os mais diversos objetos de metal e ferro, além de joias com cintilantes pedras preciosas incrustadas em ouro e prata. 

                  Ante o chamado imperioso de Júpiter, Vulcano, que além de feio era coxo e caminhava puxando de uma perna para o lado, foi logo atender o deus. Lá chegando disse ao soberano: 
                  - Pronto - estou aqui para atendê-lo. 
                  Então Júpiter explicou que estava sentindo uma terrível dor de cabeça, e ordenou que lhe abrisse o crânio para ver o que havia de errado ali. E disse-lhe:
                  - Não hesite! - abra logo meu crânio - já não estou mais suportando essa dor.
                  Perante esta estranha ordem, Vulcano ficou sem saber o que fazer, mas resolveu obedecer e, com uma machadada precisa, rachou o crânio do deus em duas partes.
                   Qual não foi seu espanto! ... Como um pintinho que sai do ovo, uma linda mulher saiu da cabeça do soberano; sua beleza era surpreendente. Sobre seus cabelos ruivos cintilava um belo capacete de ouro; seu peito era protegido por uma fulgente couraça de aço polido; em sua mão reluzia uma aguda lança. Surgiu desferindo um grito de júbilo. Todos os deuses correram para saudar e festejar a maravilhosa deusa Minerva, nascida da cabeça de Júpiter. 
                    Minerva é a deusa dos artesãos, mas tinha muitos outros atributos. 
Nicéas Romeo Zanchett 
LEIA TAMBÉM > EDUCOPÉDIA LITERATURA
.
No próximo episódio a deusa Minerva dá uma lição de humildade na artesã Aracne, que era muito orgulhosa.
Nicéas Romeo Zanchett

 

Um comentário:

  1. Ainda vive o mundo na mitologia de que do crescimento econômico advirá o bem-estar social, quando o caos será a única coisa dele proveniente.

    ResponderExcluir